terça-feira, 14 de dezembro de 2010


Existem pessoas nas nossas vidas que nos fazem felizes pelo simples facto de cruzarem o nosso caminho. Algumas caminham a nosso lado, vendo muitas luas passarem, outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas damos o nome de amigos. Há quem diga que existem vários tipos de amigos… será verdade?


Talvez cada folha de uma árvore os caracterize. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e a amiga mãe, aqueles com quem sabemos que podemos sempre contar, pois estes mostram-nos o que é a vida.


Depois vem o nosso amigo irmão, com quem dividimos as nossas pequenas experiências, o nosso espaço esperando assim que floresça como nós. Passo a conhecer assim toda a família de folhas da minha pequena árvore, à qual tentamos respeitar ao máximo e desejamos que sejam felizes.


Mas o destino apresenta-me outros amigos, os quais não sabia que se iriam cruzar no meu caminho. Muitos deles a quem chamo amigos do “peito”, do coração são sinceros, verdadeiros, sabem quando não estou bem com um simples olhar, sabem o que me faz feliz… Assim como há os amigos verdadeiros, também existem aqueles amigos que posso dar o nome de amigos passageiros, ou seja, aqueles amigos por um tempo, talvez de umas férias ou mesmo por um dia. Esses costumam fazer com que o sorriso surja a todos os instantes, durante todo o tempo que estão por perto.


Falando em perto, não podemos esquecer os amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas quando o vento sopra, sempre aparecem entre uma folha e outra.


O tempo vai passando, com ele vai o Verão, chega o Outono e assim vou perdendo algumas folhas. Com o Inverno a minha pequena árvore fica “nua”, mas os verdadeiros amigos permanecem lá. Com o passar das estações existem folhas que caem, muitas nascem, e outras vão permanecendo.


Com isto, surgem aqueles que considero amigos mas que no fim de tudo acabam por me desiludir, magoar, no fundo fazem com que a tristeza surja. Mas como esses supostos amigos não nascem na minha árvore, são trazidos pelo vento para me fazer crescer, e por ele também são levados.

1 comentário:

  1. ADOREI!!!

    Eu apesar de distante espero ser amiga do peito, pois nunca me esqueço dos verdadeiros amigos

    ***********

    ResponderEliminar